Boa tarde chiques!

Hoje trago pra vocês mais uma receita que sempre faço e é sucesso absoluto em casa: Risoto de Limão Siciliano com Abobrinha!

Já contei em um post anterior a história do Risoto e essa receita eu aprendi no meu curso de Chef de Cozinha na escola IGA – que meu uma base muito boa de culinária!

O risoto é uma receita simples, que muitas vezes não precisa nem de acompanhamento – ele serve perfeitamente como prato principal – porém, para que ele fique perfeito, é preciso atentar para algumas técnicas super importantes:

  • A escolha do arroz: a técnica do risoto “ativa” as propriedades especiais de algumas variedades de arroz, por isso é preferível usar o arbóreo ou canaroli, que são ricos em amido. Ao cozinhá-los, o amido produz cremosidade, que é a principal característica desse prato. Na minha opinião o arbóreo é mais fácil de cozinhar, além de ser mais barato e fácil de encontrar (o canaroli demora um pouco mais pra cozinhar).
  • Para adquirir o ponto certo, vai uma dica: use pouca manteiga no inicio da cocção; o caldo utilizado deve estar sempre fervendo; deve-se sempre mexer a mistura do arroz enquanto estiver no fogo; manteiga fria deve ser adicionada no final da cocção para finalização e “aspecto brilhante” ao prato.
  • Especiarias devem ser usadas durantes o cozimento do risoto, pois elas liberam sabor e aroma em infusão (sempre uso açafrão, alecrim e tomilho). Já as ervas devem ser usadas no final,  para não perder o aroma e a textura (salsinha, cebolinha, cheiro verde) junto com o tempero (uso só sal e pimenta).
  • O melhor acompanhamento do risoto, na minha opinião, é o vinho. Cada um tem o seu favorito e isso deve ser respeitado mas a regra clássica diz que o tinto acompanha os fortes e marcantes e os brancos acompanham os mais suaves.
  • Para transformar o risoto em prato principal, sem a necessidade de oferecer um acompanhamento, pode-se acrescentar ingredientes como peixes, aves, carnes, legumes ou queijos. O acréscimo desse ingrediente deve ser feito levando em considereção o seu tempo de cozimento: legumes crus podem ser refogados junto com o arroz, carnes, aves e peixes devem ser salteados separadamente e  adicionadas no final do cozimento, para não perderem textura e sabor. Queijos e frutas também devem ser adicionados somente no final do cozimento do risoto, como finalização do prato.
  • A panela é um instrumento fundamental para o bom preparo do risoto. Ela deve ser de material pesado, que possibilite uma boa retenção e transmissão de calor. Não é aconselhável usar panelas de alumínio, que esquentam muito rápido. Eu uso a minha risoteira da Le Creuset que, na minha opinião, é a melhor panela do mundo!
  • O fogo deve ser sempre baixo e o tempo de preparo deste prato é de aproximadamente 15 a 20 minutos.

 

 

risoto limao e abobrinha

Risoto de Abobrinha e Limão Siciliano

le creuset

A famosa risoteira da Le Creuset

E agora segue a receita do Risoto de Abobrinha e Limão Siciliano que eu sempre faço:

Ingredientes:

Para a abobrinha:

2 abobrinhas italianas cortadas em cubinhos;

1 dente de alho picadinho;

1/2 cebola cortada em cubinhos;

Sal e Pimenta-do-reino a gosto;

Azeite a gosto;

Suco de 1 limão siciliano;

Raspas do limão siciliano;

Salsinha picadinha para finalização

Para o arroz:

2 xícaras de arroz arbóreo;

1/2 copo de vinho branco;

1/2 cebola picadinha;

2 colheres (sopa) de manteiga;

Suco de 1/2 limão siciliano;

Raspas do limão siciliano;

Caldo de legumes

Modo de preparo:

Para a abobrinha: Refogue o alho e a cebola no azeite, junte a abobrinha, tempere com sal e pimenta-do-reino e no final junte o suco do limão, as raspas e o cheiro verde. Se precisar colocar um pouquinho de água para ficar mais firme, coloque aos poucos.

Para o arroz: Refogue a cebola na manteiga, junte o arroz e refogue até que eles fiquem encobertos pela manteiga. Adicione o vinho e faça a redução. Em seguida adicione uma concha de caldo e sempre que o caldo estiver secando vá acrescentando mais caldo, até que o ponto do arroz esteja “al dente”. Quando estiver no ponto, desligue o fogo e adicione a abobrinha para finalização. Finalize com uma colher de manteiga, as raspas de limão e a salsinha.

 

Fica delicioso!!!!!!

Bom apetite!!

Bjos

Lenina

Share

Deixe seu Comentário!