Mês de janeiro é sempre complicado, né? Chega carnê de IPTU, de IPVA, material escolar e ainda tem as compras de Natal na fatura do cartão!

E aí a gente vai no shopping e se depara com várias promoções e não sabe o que fazer, não é????

image

Então vou exercer meu lado economista (que andava meio adormecido) e dar algumas dicas de consumo consciente para aproveitar as liquidações e não cair em roubadas!!!!

1 – Compre de acordo com sua necessidade: não adianta nada comprar coisas que não precisamos ou que estão fora do nosso orçamento e não ter como pagar depois. Por isso é importante fazer uma lista do que realmente você precisa e tentar não fugir do seu objetivo inicial! Procure ter foco para não cair em armadilhas do tipo: já que está barato vou levar, sem pensar no amanhã. Algumas perguntas chave ajudam muito na hora da decisão: Onde e quando irei usar isso? tenho algo que combine no meu guarda-roupa? Já tenho alguma peça parecida com essa?

image

2 – Pratique o desapego: Antes de ir as compras, separe uma manhã ou tarde para analisar seriamente o que você já possui no seu guarda-roupas. Separe em blocos: o que vai ficar e realmente vai ser usado, o que será doado e o que irá para o conserto. O que está sem uso há mais de um ano provavelmente não será mais usado por você, mas pode servir para outra pessoa. Aproveite o inicio do ano para fazer aquela faxina e pra verificar exatamente o que precisa ser comprado.

image

3 – Organize-se: De nada adianta fazer aquela faxina no armário, separar as peças que precisam de ajuste se você não estipular metas: não deixe as peças que precisam de reparo no carro – leve-as agora mesmo para a costureira! E procure classificar as roupas de acordo com as estações, pois de nada adianta abrir a porta do guarda-roupas em pleno verão e dar de cara com casacos e botas! Certamente você vai querer comprar coisas novas mas se esquecerá que a pilha de blusinhas e saias está bem alí atrás, escondidas!!! A organização facilita muito nossa vida e evita gastos desnecessários.

closet-organizado-e-bonito

4 – Invista nos clássicos: Peças que nunca saem de moda e que são coringas possuem um valor agregado enorme dentro no seu armário. Será possível fazer várias combinações e serão muito usadas. Nesse tipo de peça realmente vale investir mais. Alguns exemplos de peças coringas: camisa branca, blazer preto, vestido preto básico, trench coat estruturado, scarpin preto de salto médio… Acessórios também são ótimos investimentos em liquidações, pois além de custarem menos, você poderá usá-los o ano inteiro em diversas combinações.

image

5 – É hora de comprar as roupas da moda: Aproveite a baixa dos preços para adquirir aquela “peça-desejo” que está super na moda e todo mundo está usando! Provavelmente você usará isso por pouco tempo e logo acabará enjoando ou saindo de moda, e se conseguir pagar menos a dor no coração de se desfazer será bem menor, não é?

image

Ainda está na dúvida sobre Comprar ou Não Comprar? Vá pra casa, repense se realmente vale a pena e dê uma olhada mais crítica em seu armário. Se achar que vale a pena, compre! Se ainda assim faltar coragem, procure pensar que conseguiu economizar e bola pra frente! Logo mais você terá outra peça desejo na sua mira!!!!!

Boas compras!!!!!

Bjs Lê

Share

Deixe seu Comentário!