Olá chiques!

Esse ano acontece a 30º edição da Casa Cor São Paulo, de 17 de maio a 10 de julho no Jockey Club. A mostra reúne o melhor da arquitetura, decoração e paisagismo e o tema deste ano é a celebração do morar brasileiro, com a proposta de criar experiências que inspirem, emocionem e transformem a casa em um verdadeiro espaço de celebração da vida.
Estive lá no pré-lançamento do evento para a imprensa e pude conferir em primeira mão as novidades dessa edição, que é comandada por Livia Pedreira, tem curadoria de Pedro Ariel e relacionamento de Cris Ferraz.

 

CC

 

A grande novidade desta edição é a utilização do prédio do Ambulatório do Jockey Club, que foi construído no início do século 20 pelo arquiteto francês Henri Paul Pierre. O prédio será restaurado para uso da Casa Cor e, a partir de 2017, será entregue para uso do Jockey Club, reafirmando o compromisso da mostra com a valorização do patrimônio histórico.
Um elenco de peso participa da mostra, que conta com nomes consagrados como Roberto Migotto, David Bastos, Dado Castello Branco, Guilherme Torres e Pedro Lázaro, além do retorno de nomes como João Armentano e Alex Hanazaki, paisagista responsável pelo jardim de entrada da mostra.

2

Imagem Acervo Casa Cor

Pavilhão da Recepção – Arquiteto: Otto Felix

 O ambiente que abre a Casa Cor apresenta a arquitetura desconstruída como parte essencial da decoração e do conceito do espaço. Ou seja, a estrutura da casa desenvolvida pelo arquiteto campineiro integra o visual do espaço de forma natural e bela. Pelo lado de fora, as formas desiguais da construção cobertas por placas de titânio, que podem variar em tons de cinza de acordo com a luz do dia, chamam a atenção pela ousadia e irreverência. Dividido em três ambientes, os visitantes poderão conferir um espaço equilibrado.

3

Imagem Acervo Casa Cor

 

Living e Jardim de Inverno – Arquiteto: Dado Castello Branco

Ambiente clean e perfeito! Nesta edição, o Living e o Jardim de Inverno trazem a assinatura de Dado, que dividiu os 120 m² em dois ambientes em espaços com multifunções, já que há no Living uma biblioteca com escrivaninha e um espaço de leitura com café, que oferecem momentos de relaxamento no terraço. A ideia é priorizar o conforto e o bem-estar, e para isso foi utilizada uma paleta de cores que trouxesse sobriedade e tranquilidade, com tons de bege, branco e cinza. O arquiteto traz ainda uma mistura de mobiliário que vai do moderno ao contemporâneo, com peças da Etel, Arnaldo Danemberg Antiquário, Passado Composto, Casual Móveis, Vermeil, Loja Teo, além de marcenaria exclusiva pela Fênix Marcenaria, tecidos Celina Dias, Vitrine e Empório Beraldim e lustre Juliana Benfatti.

4

Imagem Acervo Casa Cor

 

Living da Praia – Arquiteto: David Bastos

 Com um clima leve, aconchegante e com espaços amplos que proporcionam descanso, David Bastos criou uma atmosfera arquitetônica atemporal, harmonizando características do estilo contemporâneo com a rusticidade, elegância e conforto da madeira nobre, que reveste as paredes e está presente nas peças e nos detalhes que pontuam a concepção. A sala de convivência de 55 m² possui três ambientes integrados, sendo um apoio de bar, uma varanda e um living, que fazem alusão aos momentos de interação, descontração e lazer.

Imagem Acervo Casa Cor

Adega – Arquitetura: Triart Arquitetura

 Um dos espaços mais intimistas da mostram. A Triart Arquitetura, formada pelos sócios André Bacalov, Kika Mattos e Marcela Penteado, estreia na CASA COR com a Adega de 13 m². O trio idealizou um ambiente com iluminação reduzida, tons sóbrios, móveis italianos e peças de antiquário. A mistura de elementos clássicos e contemporâneos garante um visual cool e, ao mesmo tempo, maduro e sofisticado. Destaque para a ousadia e criatividade dos arquitetos com a proposta de uma adega inusitada: blocos de concreto encaixados.

6

Imagem Acervo Casa Cor

Experiência Ornare – Arquiteto: João Armentano

 Completando 30 anos no trade, a Ornare – referência em armários e móveis de alto padrão para cozinha, sala de banho, home theater e closet, há 30 anos no Brasil e há dez anos nos Estados Unidos – tem seu espaço com 200 m² assinado pelo arquiteto João Armentano. Interação é a palavra-chave nesse moderno apartamento. As paredes, revestidas com painéis de madeira da Ornare, também abrigam móveis camuflados, como os armários da cozinha, as estantes da sala de jantar e a mesa do home office – no piso, a escolha foi pela pedra dekton. Para manter a mesma fluidez nos espaços íntimos, não há separação entre quarto e closet e o piso de madeira se estende também ao banheiro, enquanto o pé-direito mais baixo cria uma atmosfera acolhedora.

7

Imagem Acervo Casa Cor

Casa Conceito – Arquiteta: Jóia Bergamo

 Inspirado na linguagem da Bauhaus, o espaço de 73 m² da arquiteta e decoradora Jóia Bergamo tem por objetivo a amplitude por meio da integração dos ambientes. A ideia é estreitar a relação entre a construção e a natureza ao redor. Trata-se de uma casa conceitual toda construída com vidro, com estruturas metálicas, linhas minimalistas e em formato de cubo. Transparente, o espaço ganha fluidez na integração dos ambientes e propõe um momento de reflexão em relação ao planeta.

8

Imagem Acervo Casa Cor

 

Loja dos Cristais – Arquiteta: Vivian Coser

Um espaço repleto de recursos de arquitetura, decoração e iluminação para expor com elegância os produtos da marca Baccarat, entre eles, os lustres Mille Nuits e Lady Crinoline, lançamento de três andares com altura regulável. Em contraponto às peças clássicas da Baccarat, Vivian criou uma arquitetura moderna e atemporal marcada por linhas minimalistas, mesma proposta de todo o mobiliário que ela assina e apresenta, pela primeira vez, no evento. A linha Sette7 reúne mesas laterais, de jantar, bancos e estará à venda em importantes lojas de luxo. O espaço é impressionante, amei!

9

Imagem Acervo Casa Cor

 

IMG_2133[1]

Loja dos Cristais

IMG_2141[1]

Mesa Posta

IMG_2135[1]

Detalhes que inspiram

Espaço Deca – Arquiteta: Marina Linhares

 Dividido em sete ambientes: suíte máster, banho, área de exposição, living, sala de jantar, gourmet e deque, o Espaço Deca conta com uma área de 200 m² e promete atrair as atenções. Com dois espaços funcionais, a área gourmet e o banho, o projeto destaca as novidades em misturadores Deca, que imprimem uma atmosfera contemporânea, e traz referências históricas da Bauhaus, em que há uma relação íntima com a arquitetura. No projeto de Marina, tais referências podem ser conferidas por meio das linhas retas e pelo uso de grandes vãos, além de obras de arte e da ligação com a marcenaria e itens pré-fabricados.

A área da cozinha conta com mesa decorada com peças da Manifattura Richard Ginori, delicadas e sofisticadas na medida certa!

10

Imagem Romulo Fialdini

IMG_2091[1]

Ambiente Deca por Marina Linhares

IMG_2093[1]

Ambiente Deca por Marina Linhares

 

Vagão de Trem – Arquiteto: Léo Shehtman

Utilizando um vagão de trem da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, o arquiteto Léo Shehtman projetou um lounge minimalista e funcional. A intenção é que o vagão seja visto como um módulo, permitindo que a construção tenha tempo e custos reduzidos em relação às construções tradicionais, além de contribuir com o meio ambiente, utilizando materiais reciclados que fazem parte do conceito do projeto: recuperar os componentes industriais e explorar soluções construtivas inovadoras. A escolha pelo glamour do estilo ganha peso com o ano de fabricação do veículo (1945) e harmoniza perfeitamente com a sofisticação de um vagão de trem antigo. Com área total de 40 m², o ambiente interno é composto por living, sala de banho, sala de almoço e cozinha, todos integrados em um ambiente, sem paredes e divisórias, o que permite aproveitamento máximo da área.

SK5A1881

Imagem Damian Golovaty

13

Imagem Damian Golovaty

15

Imagem Damian Golovaty

14

Imagem Damian Golovaty

Share

Deixe seu Comentário!