Boa noite chiques!

No ar mais uma receitinha pra vocês: Risoto de Mascarpone com Shitake!image

 

O risoto é um prato italiano que surgiu no norte do país, na região da Lombardia. De acordo com alguns historiadores, o criador do risoto foi Valerio di Fiandra, que além de ser conhecido por suas obras de arte também se destacava na gastronomia.

Diz a história que quando sua filha resolveu se casar, Fiandra ofereceu um jantar aos convidados fazendo um dos seus principais pratos, e que durante a preparação, ele deixou cair acidentalmente na panela de arroz uma grande quantidade de açafrão, que demonstrava seu ciúmes pela filha.

Após o jantar, o acidente na cozinha teve uma ótima aceitação e recebeu vários elogios. E foi assim que nascia, naquele momento, o Risoto alla Milanese (risoto a milanesa).

Para a produção do risoto, é necessário usar um arroz especial. Existem inúmeras opçoes como o carnaroli, vialone nano e o arbório, que é o mais usado e também mais barato.

Agora vamos a minha receita, que é sempre um grande sucesso!!!

Ingredientes:

1,5 litros de caldo de legumes

1 cebola bem picadinha

2 colheres de manteiga

1 xícara de arroz carnaroli ou arbóreo

1/2 xícara de vinho branco seco

1 colher grande de queijo mascarpone

Queijo parmesão ralado na hora

1 xícara de cogumelo shitake picados grosseiramente

Preparo:

Ferva 1,5 litros de caldo de legumes em uma panela, deixe em fogo baixo aquecendo. Em seguida, refogue a cebola na manteiga e acrescente o arroz, deixando-o fritar por dois minutinhos.

Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Vá adicionando o caldo de legumes aos poucos, uma concha de cada vez, até que o risoto fique al dente.

No final , quando o arroz já estiver quase seco, acrescente o shitake até que ele murche, e em seguida coloque o mascarpone, misturndo-o até que ele encorpe totalmente no arroz. Acerte o sal e siva com parmesão ralado.

image

Bom apetite! 😋😋

Share

Deixe seu Comentário!