Cunha é uma cidadezinha muito charmosa no interior de São Paulo! Fica a 230 km da capital, entre as Serras da Mantiqueira, do Mar e da Bocaina, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro – pertinho de Paraty!

Igreja Matriz Nossa Senhora Conceição, no centro de Cunha

 

Cunha é conhecida como a cidade da cerâmica, por conta dos diversos tipos de argila que existem em seu território e são muitos os ateliês de artistas espalhados pela cidade, principalmente no centro e no bairro Vila Rica (veja a lista completa de ateliês aqui). Como ficamos só um final de semana na cidade, optamos por conhecer a Casa do Artesão, onde há um acervo com produtos de vários artistas com preço bastante acessível!!

O centro de Cunha é bem pequeno, mas muito charmoso. Tudo fica no entorno na Igreja Nossa Senhora da Conceição e há muitos barzinhos e lojinhas legais por ali! Jantamos no Café e Arte Empório e adoramos: um mix de restaurante, café e lojinha de produtos típicos. Tomamos caldo de mandioca com pinhão e de pinhão com carne e estava muito bom!

Café e Arte Empório

Geléias, doces e artesanato de Cunha – Café e Arte Empório

Aliás, o pinhão é um item típico de Cunha e tem festival do pinhão nos meses de abril e maio. No mês de agosto tem festival do cordeiro e cachaça, vimos muitos restaurantes divulgando a programação! Da próxima vez quero conhecer melhor!!!

Caldo de mandioca com pinhão no Café e Arte Empório

Ainda no quesito gastronomia, Cunha é conhecida por suas cervejarias artesanais, e a mais famosa é a Cervejaria Wolkenburg, que fica no inicio da estrada da Pedra da Macela, sendo que a visitação é grátis e tem direito a degustação.

Falando em passeios ao ar livre, há muitas opções legais na cidade e um dos atrativos da cidade são os campos de Lavandas, que são dois: o Lavandário e o Contemplário. Fomos apenas no Lavandário, que tem visitas de sexta a domingo, com entrada de R$10,00. É um passeio simples, com o intuito de conhecer os campos de lavanda, que tem uma vista linda, principalmente no por do sol. Tem uma loja de souvenirs no fim do passeio e é possível experimentar o famoso sorvete de lavanda para se refrescar depois da caminhada.

Vista do Lavandário

Nos campos de lavanda!

O pôr do sol no lavandário de Cunha é lindo!

 

Sorvete de Lavanda direto do Lavandário

Cunha também possui muitas trilhas e cachoeiras, sendo que as mais famosas são: Cachoeira do Pimenta, Cachoeira do Jericó, Cachoeira do Taboão, o Parque Estadual da Serra do Mar e tem também a Pedra da Macela, que fica na estrada entre Cunha e Paraty, sendo que do alto do seu 1,8 km de altitude é possível avistar grande parte do litoral carioca, com Paraty, Ilha Grande e Angra dos Reis, com um visual muito lindo!

Cunha é realmente encantadora e vale muito a visita! Há muitas pousadinhas charmosas por lá, ficamos no Refúgio dos Anjos e adoramos a recepção com clima familiar do Sr. Luiz e da Dona Luzia, o simpático casal proprietário da pousada.

 

Café da manhã reforçado na Pousada Recanto dos Anjos

 

O Lavandário: Siga pela Rodovia SP-171 Cunha-Paraty, o Lavandário fica no Km 54,7.

Cervejaria Wolkenburg
Sítio Poço Grande – Rodovia Cunha-Paraty, Km 66 – Zona Rural, Cunha – SP, 12530-000, Brasil
Share

Deixe seu Comentário!