Olá chiques!

Recentemente passamos um final de semana em Monte Verde, que é uma cidade encantadora pertinho de São Paulo. É perfeita para um final de semana de outono ou inverno, com seu clima serrano aconchegante e com muitas opções de lazer e gastronomia.

Vou mostrar pra vocês o nosso roteiro e algumas opções bacanas pra aproveitar a cidade:

SEXTA

Chegamos em Monte Verde já de noite, pois sair de SP no horário de rush não é tarefa das mais fáceis. Mas após chegarmos na Fernão Dias o trânsito fluiu com mais rapidez!!

Fizemos o check in no hotel (conto sobre o hotel mais pra baixo) e fomos para o centro jantar.

O centro de Monte Verde, é na verdade, uma grande Avenida principal da cidade – a Avenida Monte Verde – e algumas ruas paralelas. É bem fácil de localizar por lá a pé!

Para a noite de sexta, escolhemos um fondue, que é um dos pratos que mais tem a ver com Monte Verde!

Fomos conhecer a tradicional A Casa do Fondue e adoramos: optamos pelo rodízio completo, com carne, queijo e chocolate.

A Casa do Fondue – Delícia em MV!

É super bem servido e vem com muitos acompanhamentos, como salsichas alemãs, batatas cozidas, diversos molhos… O de chocolate vem com marshmallow, frutas, biscoitos… Muito bom!

Pagamos R$89,90 por pessoa no rodízio, fora as bebidas.

 

SÁBADO

Acordamos um pouco mais tarde no sábado, já que o friozinho da cidade é convidativo para uma soneca mais prolongada!!!!

Nós ficamos no Áustria Hotel, que fica perto do portal da cidade, e para ir para o centro é melhor ir de carro. O hotel é bem aconchegante, porém simples. O café da manhã é farto, com pães e bolos caseiros, muitas frutas, geleias e queijos.

 

Jardins cheios de charme no Áustria Hotel

A área de lazer é legal também: jardins bem cuidados, piscina aquecida e chalés muito bem cuidados. Nós não ficamos em chalés, e sim em quartos “normais” e esse foi o único ponto que não gostei muito, pois achei o quarto pequeno e antigo, além de não ter lareira (eu acho esse item importante no inverno de MV). Mas nada disso atrapalhou nossa hospedagem, pois dormimos super bem!

Um dos passeios mais disputados para os dias de sábado em Monte Verde é o passeio de quadriciclo ou de Jeep 4×4 para conhecer as belezas da região. Dessa vez não fizemos esse passeio, pois nas anteriores já tínhamos feito e vale muito a pena.

Indico a agência Claudio Passeios (instagram @claudiopasseios) que tem um roteiro bem bacana por vários pontos turísticos da cidade, como a Fazenda Radical, fábrica de chocolate, o ateliê de artes Unger’s Pottery House (lindíssimo), mirantes, trilhas com muita lama e até um lindo por do sol na Pedra Redonda, que é imperdível.

Só recomendo que efetuem reserva com antecedência para esse tipo de passeio, pois na alta temporada são bem concorridos, embora você encontre muitas opções de agências que oferecem passeios parecidos na Avenida Monte Verde, inclusive passeios em cavalos e pôneis, que é bem legal para a criançada.

Dessa vez nós fomos conhecer a Fazenda Boa Esperança, que fica a cerca de 50 minutos do centro de MV. O local é uma propriedade particular que tem uma queda d’água muito bonita, vaquinhas, bezerros, galinhas e aves, além de belas paisagens, restaurante com comida caseira (o torresmo e o doce de leite fabricado lá mesmo são imbatíveis) e um museu que conta um pouco da história da família do Sr. Arthur, que mora na fazenda há muitos anos. Um passeio bem bacana para quem já conhece muita coisa de MV e quer dar uma variada no roteiro!

Todo mundo na pedra da Fazenda Boa Esperança

Um dia gostoso na Fazenda Boa Esperança

Cervejinha e torresmo frito na hora – Delícia mineira!

Após o almoço seguimos direto para o centro e caminhamos tranquilamente pela avenida principal para ver as lojinhas, que tem muitas opções de comidinhas típicas – é praticamente impossível sair de lá sem vários quilos de queijos, geleias, pães caseiros e doces – muito artesanato local, bares com música ao vivo e gente bonita!

Geleias da Edelweiss

Sabonetes em forma de frutinhas no centro de Monte Verde!

Aproveitamos para tomar um chá de maçã na loja Maçã Crocante, tomar chocolate cremoso na Chocolate Montanhês e tomar cervejas artesanais nas diversas lojinhas que tem por lá.

Chazinho da Maça Crocante – Loja fofa no centro de MV

 

Muito charme no centro de MV

Na noite de sábado fomos na Cervejaria Fritz, que tem uma carta de chopps artesanais fabricados lá mesmo, e comemos um delicioso Einsbein – prato típico alemão que leva joelho de porco, chucrute, batatas e salsichas – e estava delicioso. A cervejaria também oferece tour guiado pela fábrica (necessário agendar antes) e lojinha com rótulos exclusivos. Vale a visita!

Einsbein do Fritz Cervejaria! Serve bem até 4 pessoas

Produção de cervejas artesanais na Cerverajia Friz! Tem tour guiado pela fábrica

Duas outras opções de restaurante:  Para quem prefere um ambiente mais intimista e romântico é o Villa Dona Bistrô, que tem pratos artesanais da cozinha italiana e contemporânea. Vale a pena conhecer!!

Logo na entrada da cidade, coladinho com o portal, fica a cantina Portale de Napoli, que tem o famoso Polpetone, acompanhado de uma massa ao funghi, super famoso na região!

Para os amantes de vinho, o novo wine bar Wine Not? tem uma proposta super bacana e ambiente descontraído! Adoramos!!

Wine Not? – Wine bar descolado no centro de MV!

DOMINGO

Acordamos preguiçosamente mais tarde (já que a noite em MV acabou tarde), curtimos mais um pouco do hotel com o Mateus, arrumamos as malas e já fizemos o check out e gomos caminhar no centro para as últimas comprinhas.

Casinha linda em estilo alemão da Chocolates Gressoney

A fabrica de chocolate Gressoney, além de linda, tem ótimas opções de presentes: as famosas prímulas, chocolates, fundues e muito mais! Também gostamos da Adega das Gerais, uma lojinha que fica bem no fundo do Shopping Center Celeiro (uma das muitas galerias cheias de lojinhas fofas por lá) e tem licores super inusitados, como o Toddynho do Mal!

Toddynho do Mal e outras curiosidades da Adega das Gerais

Almoçamos no Restaurante Villa Amarela, que tem comida típica mineira deliciosa, música ao vivo e excelente atendimento! E de lá seguimos nosso caminho de volta pra casa!

Pensa em uma comida mineira top? Villa Amarela

Abaixo deixo alguns endereços de lugares interessantes para quem está de viagem marcada para essa cidade tão encantadora:

A Casa do Fondue – Mont Vert – Rua Perelha, 128 – Centro

Fritz Cervejaria Artesanal: R. Rolinha, 40 – Centro

Chocolate Montanhês: Av. Monte Verde, 969 – Loja 1A – Centro

Maçã Crocante: Av. Monte Verde, 1095 – Centro

Adega das Gerais:  Dentro do Shopping Celeiro, bem no fundo. Av. Monte Verde, 760 – Centro

Villa Amarela: Av. da Fazenda, 10 – Monte Verde

Cantina Portale Di Napoli: : Av. Monte Verde, 215 – Monte Verde

Claudio Passeios: Av. Monte Verde, 653 – Centro

Fazenda Radical: Rodovia Agostinho Patrus Km 5 – Monte Verde

Vila Donna Bistrô: Rua Rolinha, 33 – Esquina com a Av. Monte Verde – Vila Europa

Wine Not?: Av. Monte Verde, 693- Loja D – Monte Verde

Chocolates Gressoney: Av. Monte Verde, 636 – Perto do Portal da cidade

Áustria Hotel: Av. Sol Nascente, 883 – Monte Verde

Share

Deixe seu Comentário!